Varicocele: o que é, sintomas, causas e tratamento

Você já ouviu falar de varicocele? Embora o nome pareça algo relacionado a varizes, isso não quer dizer que todo homem com varizes possa desenvolver. Ela é uma das principais causas de infertilidade masculina, sendo que está presente em 15% dos homens e aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária, ou seja, aqueles que nunca tiveram filhos.

O que poucos sabem, é que essa é uma condição que começa a afetar o homem desde a adolescência, porém, ela é tratável. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante, para seguir com o devido tratamento e evitar problemas maiores, como a infertilidade.

Confira a seguir, quais são as causas da varicocele, sintomas e tratamentos disponíveis.

Saiba o que é a varicocele e como ela começa a agir nos homens

A varicocele acontece quando ocorre a dilatação das veias que drenam o sangue testicular. Isso pode acontecer porque há algum problema nas válvulas venosas, associada ao refluxo venoso. 

Lembra que eu disse que o nome parece com algo relacionado a varizes? Realmente, um homem pode ter varizes, mas pode não ter essa condição na região íntima. Entretanto, essa é a mesma doença que afeta mais mulheres do que homens, só que na região dos membros inferiores (pernas), causando dor e inchaço e se não tratado, pode dar outros problemas.

Então, podemos dizer que essa doença é como varizes na bolsa testicular. Conforme esse problema vai se agravando, provoca problemas na produção de espermatozoides, trazendo como consequência a infertilidade também.

O seu aparecimento começa ainda na puberdade, por volta dos 12 e 13 anos de idade. Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis do adolescente, comecem a levar o jovem ao urologista como forma de prevenção. Além de poder identificar a varicocele desde cedo, outros tipos de problemas também podem ser diagnosticados.

Existe algum sintoma?

Como a varicocele provoca o acúmulo de sangue na região dos testículos, é comum os pacientes sentirem os seguintes sintomas:

  • Sensação de peso nos testículos;
  • Desconforto ou dor intensa na região dos testículos;
  • Inchaço ou sentir a presença de caroço nos testículos;
  • Infertilidade;
  • Sentir que a dor melhora ao deitar-se de barriga para cima.

Muitos associam a causa, porque a pessoa também tem varizes nas pernas, mas isso nem sempre significa que também terá problema de infertilidade. Outro fator que pode influenciar no surgimento é o fator hereditário. Se na família tem algum histórico de varicocele, o filho também pode apresentar o problema.

Tratamentos para varicocele: não deixe de se cuidar

O diagnóstico dessa doença é feito através de um exame físico. Neste caso, o médico observa que o testículo está com o volume diminuído ou até mesmo, com aspecto amolecido. Se achar necessário, também pode ser realizado um exame de ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido.

Como já dito, essa é uma condição que possui tratamento. A doença é classificada em três níveis: I (leve), II (moderado) e III (importante). Somente em casos de nível II ou III é que pode comprometer a infertilidade. Nestes casos, é necessário o tratamento cirúrgico. 

Já no nível I, o médico pode recomendar a ingestão de remédios analgésicos para aliviar a dor e inchaço e o uso do suspensório testicular.

Cirurgia:

A cirurgia conhecida como varicocelectomia é a solução para os casos de pacientes que já apresentam o problema de infertilidade por causa da doença. Existem 3 formas que a cirurgia pode ser realizada:

  • Cirurgia aberta: O procedimento consiste no corte na região da virilha, para poder ter uma melhor visão do varicocele e fazer um nó na veia que está afetada. Assim, o sangue passa a circular pelas veias normalmente.
  • Laparoscopia: Procedimento semelhante, mas neste caso, são feitos pequenos cortes no abdômen, onde são inseridos tubos finos que fazem a reparação do varicocele.
  • Embolização percutânea: Um tubo é inserido em uma veia na virilha e vai até a região afetada. Um líquido é liberado, fazendo com que a veia dilatada seja fechada.

Exame com urologista deve começar desde cedo

Esse é um tipo de doença que não tem como evitar, porém, ao ser diagnosticada cedo, melhor é para o paciente, principalmente para evitar problemas de infertilidade. 

Por isso, o recomendado é que a consulta com o urologista comece desde cedo, ou seja, não é preciso esperar aparecer uma doença ou somente quando for adulto. Os cuidados devem começar ainda na adolescência.

Assim, além de contribuir para começar o tratamento cedo, cria-se a consciência nesse jovem que o cuidado com a saúde é muito importante e necessário

Posts Recentes