Bexiga Hiperativa

Bexiga Hiperativa

A bexiga hiperativa (BH) é uma condição urológica que está ligada ao surgimento da necessidade súbita, imperiosa e urgente de urinar (urgencia urinária), além  da necessidade de urinar várias vezes ao dia (polaciúria) e durante a noite (nictúria). Em muitos casos, pode se associar a um outro sinal, que é a incontinência urinária (fazer xixi  na roupa).

A bexiga hiperativa (BH) é uma condição comum ao envelhecimento. Gravidez e parto vaginal, obesidade, músculos pélvicos fracos, diabetes, câncer ou pedras na bexiga, além de distúrbios neurológicos podem contribuir para o surgimento da bexiga hiperativa (BH).

Alguns alimentos como cafeína e chás, comidas apimentadas e álcool podem predispor os sintomas. 

Quais são os Tratamentos para a Bexiga Hiperativa?

Terapia comportamental

Considerada a primeira linha de tratamento, a terapia comportamental, como o nome indica, busca corrigir problemas de comportamento e do estilo de vida do paciente que podem estar contribuindo para o  quadro de bexiga hiperativa. 

Geralmente, é necessário fazer modificações na dieta – eliminando alimentos que possam estimular o mau funcionamento do músculo da bexiga – associadas a exercícios físicos/fisioterápicos para ter maior controle sobre a urina. Nesse caso, os exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico são os mais recomendados. Essa terapia geralmente é o tratamento recomendado para os quadros leves.

Tratamento Medicamentoso

O tratamento medicamentoso consiste no uso de medicações que atuam na redução das contrações do músculo detrusor e, consequentemente, diminuem o desejo de urinar com urgência. Em muitos casos, esse tratamento é associado com a terapia comportamental.

Caso o paciente não responda de maneira satisfatória, o médico pode orientar a aplicação de toxina botulínica tipo A diretamente no músculo detrusor. A  substância é capaz de aumentar os intervalos de esvaziamento da bexiga, diminuindo a necessidade de urinar com frequência. O tratamento medicamentoso é indicado para pacientes com quadro leve a moderado.

Marca-Passo Neural

O implante de marca-passo neural é um tratamento cirúrgico que consiste na implantação do dispositivo na bexiga do paciente. Através de impulsos elétricos suaves, o marca-passo atua nos nervos sacrais, responsáveis por controlar a bexiga e os músculos relacionados à função urinária. 

Se o cérebro e nervos sacrais não se comunicarem corretamente, os nervos não podem dizer a bexiga para funcionar de maneira adequada. Dessa forma, o dispositivo permite que eles se comuniquem diretamente com o cérebro, garantindo que o sistema urinário trabalhe corretamente.

Para a realização do procedimento, é feita uma pequena incisão nos tecidos subcutâneos na parede abdominal anterior para a colocação do marca-passo. Assim, o dispositivo pode ser programado por um dispositivo externo e um ímã de maneira semelhante à de um marca-passo cardíaco.

Trata-se de uma técnica avançada e com indicações específicas: é um dos tratamentos para bexiga hiperativa recomendados a pacientes que apresentam problemas nos nervos e, em alguns casos, lesões nos esfíncteres. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato comigo e envie sua pergunta. Será um prazer lhe ajudar!