Cálculos Renais (Pedra no Rim): causas e tipos de tratamentos

Os cálculos renais são conhecidos também como pedra nos rins, é uma doença até comum e pode afetar tanto homens quanto mulheres. É através da formação de cristais que se solidificam e formam essas pedrinhas que são bastante incômodas.

As causas dessa doença têm muita relação com a nossa dieta e a quantidade de água que se toma ao longo do dia. Por isso, é preciso estar atento (a), pois são coisas do nosso dia a dia que podem ter grande influência.

A seguir, confira quais são as principais causas do surgimento de pedra nos rins e quais os tratamentos disponíveis.

Causas de cálculos renais: descubra o que você pode estar fazendo

Essas pedrinhas chatas que causam muita dor, são formadas através de substâncias minerais dentro do nosso sistema urinário. E o que ajuda na formação desses cristais na urina é justamente a falta de água.

De acordo com especialistas, o ideal é tomar 35 ml por quilo de peso. Para uma pessoa adulta, isso pode variar entre 2 litros e 3 litros por dia. Quando bebemos pouca água, isso contribui para que a urina fique mais concentrada, facilitando assim, o surgimento de pedra nos rins.

Outra causa está justamente na alimentação. Se você segue uma dieta onde consome muito sal e proteínas, isso também ajuda a influenciar nesse tipo de problema. Por isso, é recomendado manter uma dieta mais saudável e diminuir o consumo de sal.

Por último, pessoas que passam por infecção urinária com muita frequência, têm maiores chances de desenvolver cálculos renais. Isso acontece por causa das bactérias que causam esse tipo de infecção.

Quais são os tipos de cálculos renais

Quando se fala em cálculos renais, é preciso conhecer os tipos e as composições que são formados esses cálculos. A classificação é de acordo com a localização das pedras, por exemplo:

  • Renais (dentro do rim);
  • Ureterais (dentro do ureter);
  • Vesicais (na bexiga).

Também é preciso levar em consideração a composição dessas pedras, que podem ser:

  • Oxalato de cálcio;
  • Ácido úrico;
  • Estruvita;
  • Fosfato de Cálcio.

Principais fatores de risco

Além da falta de água e consumo de excesso de sal e proteínas, alguns fatores de risco podem contribuir para essa doença. Entre eles estão:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Histórico de doença na família;
  • Climas mais quentes.

Preste atenção aos sintomas

Os sintomas podem variar, por exemplo, alguns pacientes podem não sentir nada. Isso porque a pedra no rim não está se mexendo e logo, não causa dor. Já quando o paciente sente cólica renal, é porque a pedra está em movimento.

Veja, mesmo que a pessoa não sinta essa dor que é bastante comum, outros sintomas podem aparecer. Por exemplo, sangramento na urina, infecções urinárias ou até mesmo sentir uma dor em um dos lados das costas.

Quando ocorre a cólica de rim, a dor é muito mais forte, que pode ir da região da lombar até a bexiga. Outros sintomas também podem estar presentes, como febre e vômitos

Quais os tratamentos disponíveis para pedra nos rins

O tratamento vai variar de acordo com a situação de cada paciente. Por exemplo, é preciso verificar os sintomas, grau de dor e a quantidade e tamanho que estão os cálculos renais.

Em alguns casos, o uso de medicação é o que vai ajudar a eliminar as pedras, além de contribuir com o alívio das dores. Outros podem até mesmo expelir de forma natural.

Agora, as pessoas que estão com a dor muito intensa, precisam ser atendidas imediatamente. Dependendo da situação, uma cirurgia pode ser necessária, mas são procedimentos minimamente invasivos.

Posts Recentes

Métodos terapêuticos para HPB

Conhecer os métodos terapêuticos para HPB é fundamental para a recuperação do paciente. Essa sigla significa Hiperplasia Prostática Benigna, uma doença que afeta os homens

Leia Mais