A cirurgia de próstata a laser é indicada em casos de homens que apresentam Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Neste caso, o homem percebe o aumento da próstata, que pode trazer incômodo, além de causar problemas ao urinar.
O tratamento pode ser através do uso de medicamentos, mas também pode contar com a necessidade de uma cirurgia. Por ser um procedimento menos invasivo, essa é uma técnica cada vez mais comum, porque os pacientes se sentem mais seguros. Nos próximos tópicos entenda melhor quando esse tipo de técnica é indicado e quais são os seus principais benefícios.
Quando a cirurgia a laser pode ser indicada?
O procedimento cirúrgico a laser é indicado em pacientes que possuem HPB, mas que não responderam adequadamente ao tratamento com remédios. Além disso, também pode ser indicado quando há complicações, como por exemplo:
- Sangramento;
- Retenção urinária;
- Pedras na bexiga;
- Urgência de miccional;
- Infecções urinárias.
Dessa forma, o médico pode indicar essa cirurgia, pois além de oferecer menos riscos, é um procedimento que oferece uma recuperação mais rápida para o paciente.
Como é feita a cirurgia?
Para esse procedimento, é colocado uma fibra a laser que remove o tecido da próstata, que é o responsável por bloquear o fluxo da urina. Neste caso, é pulverizado esse tecido, assim, ocorre um novo aumento do diâmetro do canal e a urina consegue passar normalmente.
Conheça os benefícios da cirurgia de próstata a laser
Um dos principais benefícios que mais atraem os pacientes nestes casos, é o fato da cirurgia ser menos invasiva. Algumas pessoas sentem muito medo de cortes ou complicações que podem surgir. A cirurgia a laser diminui esses riscos, mas ainda há a possibilidade de acontecer, como qualquer outra cirurgia. Portanto, é muito importante conversar com o médico para esclarecer todas as dúvidas.
Confira quais são os demais benefícios:
- Menor dor no pós-operatório;
- Não tem necessidade de cortes no abdômen;
- Menos sangramento;
- Rapidez na recuperação;
- Baixo risco de disfunção erétil;
- Baixo risco de incontinência.